À DESCOBERTA DA TAVERNA XICO & XICA

12 novembro


Foi inesperado. 
Era suposto irmos passear para São Pedro de Moel, mas a meio do caminho ele trocou-me as voltas e mencionou um espaço do qual alguém lhe tinha falado. Envolvia comida e eu alinhei no novo plano. 
Após duas tentativas lá chegámos ao destino e assim que entrei caiu-me tudo ao chão. 
"Estou em casa", pensei. 
Tanto pensei que senti.  Não vos consigo explicar bem esta sensação, mas foi uma sensação muito boa. Antes de me mudar costumava ir a restaurantes/espaços de petiscos e tapas que fossem diferentes do habitual, autênticos refúgios acolhedores e quando me mudei isso foi-se.
Agora, pela primeira vez, senti que estava a fazer exactamente o mesmo. Encontrei um espaço que mexe comigo, que se consegue enquadrar perfeitamente na minha rotina e que me faz muito feliz. 
Já é certo e sabido cá em casa, que a Taverna Xico e Xica conquistou um espaço no meu coração, e sempre que é preciso paz e conforto na alma é lá que me leva. 

Para quem já conhece este maravilhoso espaço, não há muito a dizer, é impossível não gostar, por isso eu sei que estamos juntos. Para quem ainda não conhece, aqui vai. 


É diferente de tudo o que já encontrei aqui. 
Tem uma decoração única, o espaço acolhe uma mistura subtil de elementos boémios com elementos tradicionais, à qual se adiciona umas pitadas de rusticidade e vintage. A música de fundo  que toca na coluna Marshall, faz-nos deixar a má disposição à porta e transporta-nos para um novo mundo (é mesmo ao meu gosto, se puderem partilhar a playlist agradecia!). Adoro comer, mas acima de tudo adoro ter boas experiências, e é isso que podemos encontrar ali. 
A combinação da decoração do espaço com a comida, que é tão deliciosa, dá como resultado uma experiência que queremos repetir vezes e vezes sem conta. 


Tem um conceito diferente, porque tudo pedido à unidade, o que permite escolher e saborear diversas coisas. Existe uma lista considerável de entradas, carnes, peixe, espetadas e complementos. Não é extensa, mas tem a quantidade certa para se pedir a gosto. Variedade não falta, nem vai faltar, quer na comida, quer na bebida! 

Nas experiências que tive pedi sempre as mesmas entradas, manteiga de ervas (que parece ser caseira!), azeitonas (que têm um tempero e eu adoro isso), e pão (até o raio do simples pão é gostoso, sabe a caseiro, a pão que comia na minha avó). 
Da primeira vez, pedi uma espetada do mar, que vinha muito bem servida, mas tinha tanta coisa à minha frente que deixei uns pedaços no prato, e hoje ainda choro por eles. Da segunda vez, pedi camarão à guilho, mas ao estilo do Xico e Xica. 
Assumi que ao serem doses unitárias as quantidades eram mais contidas. Errado. São super bem servidas, 2 complementos dá para dividir entre duas pessoas e ainda sobra para depois. Até agora provei as cascas de batata, que são fritas, o arroz de feijão e a salada, e neste momento bem que podia ter uma dose de cada para jantar. 

Camarão à Guilho, Arroz de Feijão e Salada

No que toca a bebida, tenho um vinho de eleição, o Monte Fuscaz. É bastante suave, tendo em conta que é um tinto, e bastante acessível, custa 7€.

Agora que penso bem nas minhas idas à Taverna reparo que nunca comi sobremesa e sei que há! 
Acho que tenho que passar lá esta semana para corrigir este erro crasso! 

À parte da comida, as pessoas são super simpáticas. 
São prestáveis, aconselham sempre os clientes, repetem as vezes que forem precisas como funcionam e o que têm na ementa. Apesar de estar tudo escarrapachado nas ardósias (só não vê quem não quer) têm a paciência de nos guiar pela sua oferta. E, como manda a tradição, verificam volta e meia se está tudo bem. 

No que toca aos preços, 2 pessoas pagam +/- 24€, com garrafa de vinho incluída e mil e uma coisas pelo meio! É super acessível, isso nem está em questão.  

A comida é boa, o ambiente é bom, o pessoal é simpático e é em conta. 
O que é que falta? Irem experimentar, mas não se ponham a entupir o espaço sff, que eu também quero ter lugar. 

Apreciem! 
P. 




You Might Also Like

0 comentários

parceiro

parceiro

Like us on Facebook